domingo, 10 de novembro de 2013

Resenha: "O Médico e o Monstro"

"Dr. Jekyll and Mr. Hyde"

Robert Louis Stevenson

Editora FTD - Selo Negro: Suspense 

101 páginas

#Livro Independente

[Lígia Cademartori]


- Sinopse -
A ação desta história transcorre em Londres do século XVIII. O Dr. Jekyll, homem recatado, elegante, por estranhos motivos protege, até depois de sua morte, Edward Hyde, um criminoso de feições grosseiras e hábitos assustadores. De onde teria surgido essa criatura, de passado desconhecido e de presente comprometedor?

- A Primeira Impressão -
Os pontos jogados pelo autor ao longo do livro se juntam muito bem sem esforço. Dá euforia ver os diferentes pontos de vista destruídos; e tem aquele toque único de thriller de mistério antigo que todo mundo gosta.

- O Desenrolar da Estória -
É uma estória muuuito estranha, de acontecimentos macabros, mas que têm aprofundamento e com violência natural, nem tão gratuita. Fala de aparências, e desejos incontroláveis que nem precisam estar ligados a transtornos para terem sentido. A luta silenciosa do personagem principal pode servir para todos*, nos momentos mais decisivos. 
Mesmo sendo ficção científica, mostra emoções fortes.

- Pontos Negativos e Holofotes -
E gosto de estórias dark e melancólicas, do tipo "Frankenstein" pois são daquelas que, ao seu modo simplesmente cru, te cutucam bem lá dentro e perguntam quais seriam os seus monstros, e por que, e como combatê-los. É um livro, acima de tudo, sobre instintos, individualidade. [SPOILER] E engraçado que o tradutor conseguiu também dar brecha para uma brincadeira que resume tudo, "O médico é o monstro".

- O Trabalho da Editora -
Minha edição contém ilustrações... estranhas, mas que completam a leitura. A tradução ficou boa, mas algumas frases e passagens são tão melhores no original que dá até dó. É um livro curto, mas que pode falar bem alto.

- Nota -
"A droga não tinha efeito discriminativo: não era nem diabólica nem divina, apenas abalava as portas da casa que aprisionava minhas inclinações. E, assim como os prisioneiros de Filipos, o que estava dentro podia correr livremente porta afora."

   
   

- Sobre o Autor -

Robert Louis Balfour Stevenson (13/11/1850, Edimburgo  3/12/1894, Samoa), foi um novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour (esta dividida em duas partes, Raptado e Catriona).


*“Era uma maldição para a humanidade ter presos um ao outro fardos tão irreconciliáveis, opostos em luta contínua no doloroso limbo da consciência. Como, então, eles poderiam ser separados?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário