segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Resenha: "The Graveyard Book"

"The Graveyard Book"

Neil Gaiman

Editora Harper Collins

307 páginas

#Livro Independente

[Texto Original]

- Sinopse -
Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família.
A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares, o homem chamado Jack. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor. 
Com ternura e talento, Gaiman narra as aventuras de Ninguém pelos caminhos do cemitério. Entre lápides e covas, junto a velhos fantasmas, almas penadas e até mesmo uma feiticeira enforcada, o leitor acompanha o crescimento de Nin, desde um pequeno bebê, até um jovem adolescente. Mas mesmo depois de todo este tempo a sombra do seu perseguidor ainda paira sobre o jovem. E o destino caminha para um embate final entre os dois, quando Ninguém descobre muito mais do que esperava sobre o mundo e as pessoas. 

- A Primeira Impressão -
Cada capítulo mostra uma aventura emocionante e sombria, deliciosa de ser lida. Comparo esse estilo com uma série de TV, uma das mais viciantes. Fui sugado para esse mundo e não media o tempo. Eu não conseguia parar.

- O Desenrolar da Estória -
Adorável e cheio de surpresas que só Neil Gaiman consegue criar, este livro cativante excede expectativas. Uma narrativa fluida e uma estória tão fofa - pois é, e reinventando o  creepy num cenário muito bem construído e que, por si só, tem tudo a oferecer de bom - que ninguém consegue resistir. São personagens tão bons, tão inocentes e apaixonantes que é impossível não se apegar e querer passar um tempo lá mesmo, com eles.

- Pontos Negativos e Holofotes -
Este livro é carismático, lindo, e provavelmente o único ponto negativo seja que, uma hora, ele acaba; com um final tão perfeito e cheio de esperanças que meu desejo era ter umas páginas a mais, só mais algumas...
Acho muito digno ter ganhado a Newbery Medal - queria eu ter lido quando era menor -, pois é uma obra de arte única e que merece uma chance, e atravessará com certeza sem esforço, e com o mesmo significado, os desafios do tempo.

- O Trabalho da Editora -
Não consigo descrever a finesse desta edição. Mais uma vez, Dave McKean honra seu nome com ilustrações belíssimas em branco e preto que adicionam delicadeza sentimental às partes mais emocionantes. Pra quem ainda não se aventurou pelos mundos de Neil Gaiman e não sabe por onde começar, recomendo fortemente este livro, que representa, sem deixar a desejar, sua visão do mundo e sua mente extraordinária.

- Nota -

"Rattle his bones

 Over the stones                                                  

                               It’s only a pauper

 Who nobody owns"

  
 
  


- Sobre o Autor -

Neil Richard Gaiman é um autor de romances e quadrinhos inglês. Vive em Minneapolis, Estados Unidos e é casado com Amanda Palmer, da banda Dresden Dolls.
Entre suas obras em prosa estão "Deuses Americanos" e "Belas Maldições", a segunda em parceria com Terry Pratchett; e sua criação quadrinística mais conhecida é Sandman, que tem como personagens principais Sandman, a personificação antropomórfica do Sonho, também é conhecido como Morpheus, numa referência à mitologia grega e seus irmãos, Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição.
As capas da revista foram desenhadas pelo parceiro artístico e amigo de Neil Gaiman, Dave McKean (com quem trabalhou em outras histórias em quadrinhos como Violent Cases, Orquídea Negra e Mr. Punch). Em seus trabalhos cinematográficos, encontramos "Mirrormask", seu filme ao lado de Dave McKean e a Jimmy Hensons Company, estreou em Maio de 2005 nos cinemas e "Neverwhere" mini série para televisão que escreveu, e é exibido pela BBC inglesa. Em 2007, entrou em cartaz a animação Beowulf, co-roteirizada por ele, além do longa de Stardust, uma de suas mais aclamadas obras, realizada ao lado de Charles Vess.

Nenhum comentário:

Postar um comentário