sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Resenha: "Paperboy"

"The Paperboy"

Pete Dexter

Editora Novo Conceito

333 páginas

#Livro Independente

[Ivar Panazzolo Júnior]



- Sinopse -
Hillary Van Wetter foi preso pelo homicídio de um xerife sem escrúpulos e está, agora, aguardando no corredor da morte. Enquanto espera pela
sentença final, Van Wetter recebe cartas da atraente Charlotte Bless, que está determinada a libertá-lo para que eles possam se casar.
Bless tentará provar a inocência de Wetter conquistando o apoio de dois repórteres investigativos de um jornal de Miami: o ambicioso Yardley
Acheman e o ingênuo e obsessivo Ward James.
As provas contra Wetter são inconsistentes e os escritores estão confiantes de que, se conseguirem expor Wetter como vítima de uma justiça caipira e racista, sua história será aclamada no mundo jornalístico. No entanto, histórias mal contadas e fatos falsificados levarão Jack James, o irmão mais novo de Ward, a fazer uma investigação por conta própria. Uma investigação que dará conta de um mundo que se sustenta sobre mentiras e segredos torpes.

- A Primeira Impressão -
É uma leitura muito agradável, eu diria.
É muito bem construído e balanceado, tem seus momentos de humor, tensão, tristeza e aprofundamento em questões mais delicadas - que são várias e sempre com um propósito -, as quais foram bem medidas e cautelosamente discernidas antes de descritas. Cada pequeno acontecimento é importante e singularmente especial para completar sua boa experiência.

- O Desenrolar da Estória -
Meus parabéns ao sr. Dexter por um dos narradores mais confiáveis, curtos e diretos que esta narrativa em primeira pessoa possa desejar/merecer. 
O autor não acelera nem vai devagar demais - algo, ao que me parece, que seus tempos jornalísticos tenham influenciado. Assim como a falta de rumo consistente e direto, acho que esse é um dos pontos que me fizeram não cansar em parte alguma; fez deste um livro go-toÉ valorizado apenas o essencial; parece até que o enredo foi agrupado, e não escrito de cabo a rabo e linear.
E por ser mais jornalista-investigativo, adorei como o livro destrói sua própria imagem de acordo com o tempo. Onde há uma frase, há algo novo.

- Pontos Negativos e Holofotes -
Em outros dias, dou risada de críticas à mídia, mesmo sabendo que comentários como estes sempre têm um fundo de verdade. Mas através do ponto de vista de um jornalista, de alguém que esteve mesmo , fui forçado a acreditar no cru comercial das fontes de informação. Tudo é baseado em reputação.
Como um ponto de vista muda tudo... e como o poder aquisitivo muda/manipula um ponto de vista. A ambição corrompe a essência. E, realmente, fica difícil de encontrar homens intactos aqui dentro.
Dá pra se ver que gostei bastante. Não é um "se não tiver nada mais pra ler, pode vir a calhar", pois o livro tem seu mérito, fala alguma coisa. É bom, sim, e uma ótima escolha de leitura.
E não deve ser julgado por ter o Troy Bolton na capa.
Pela foto do autor (olhem o preconceito), não se dá nada pelo livro, mas acontece que fiquei muito surpreso com a inteligência da es(his? parece um pouco)tória e da paciência do autor ao redigi-la. Gente, Paperboy! (!!) Recomendo de verdade.

- O Trabalho da Editora -
Novo Conceito traz para o Brasil uma edição mais que decente. Adorei a tradução - acho que consigo imaginar o original caipira, e concordo com o jeito que a história nos foi apresentada - e o material do livro é muito bom, mesmo.
É o primeiro livro que leio deles e acho que me trouxe um bom conceito do seu trabalho - ok, ruuuuuim.

- Em relação ao Filme -

Muitos personagens foram mudados e os meios para se mostrar a trama foram alterados. Sinceramente, quando um livro precisa ser adaptado demais para virar filme, é melhor que não seja incomodado at all
Também achei o filme bom; também tem seu próprio mérito. Mas parece que conta uma outra estória. É tão diferente que se torna heresia tentar comparar.

- Nota -
"O que mais detestavam não era estarem errados, mas terem de ficar em silêncio.
O que mexia com eles não era saber das coisas, mas poder falar sobre elas. Por alguns momentos, isso fazia com que eles fossem tão importantes quanto as próprias notícias."

- Sobre o Autor -

Pete Dexter: Romancista vencedor do National Book Award, é de Michigan, nos Estados Unidos. Foi colunista do Philadelphia Daily News e do The Sacramento Bee, e articulista em revistas como Sports Ilustrated e Playboy. Vive em uma ilha na costa de Washington.

Um comentário:

  1. * Te indiquei a um selinho: http://maio97.blogspot.com.br/2013/10/selinho-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir