domingo, 18 de agosto de 2013

Resenha: "O Meu Pé de Laranja Lima"

"O Meu Pé de Laranja Lima"

José Mauro de Vasconcelos

Editora Melhoramentos

183 páginas

#Livro Independente

[Texto Original]


- Sinopse -

Zezé é um garoto pobre, de seis anos, inteligente e sensível. Carente de um afeto que não encontra na família, ele sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja-lima.

- A Primeira Impressão -
O que você está fazendo aqui? Necessário. Vá com tudo. Quer dizer... só cuidado pra não quebrar o galho e matar o zoológico todo lá embaixo. 

- O Desenrolar da Estória -
O livro é dividido perfeitamente em duas partes. Na primeira, a escrita é bem simples, onde contar a história pela qual o comprei parece não ser o objetivo do autor: cada pausa é tão descontextualizada que é preciso conectar os pontos para entender o que está acontecendo (o que eu pessoalmente não gostei). Já na segunda, todo o ódio do narrador e do leitor por ele some. Os acontecimentos são simplesmente de quebrar o coração, 

- Pontos Negativos e Holofotes -
Uma analogia linda à perda da inocência na própria infância, a vida nua de uma família brasileira bem real (com os palavrões e a violência livremente contidas).
Vi também que o enredo é meio que auto-biográfico - que bom que ele deu certo! Algumas partes me fizeram morder o lábio de preocupação. Realmente, é difícil se manter estável em meio às milhares de coisas chocantes acontecendo. Mesmo de uma forma tão triste, o mundo que ele cria é o refúgio perfeito e necessário. 

- O Trabalho da Editora -
Que sorte de ter pegado essa edição! Cada capítulo tem uma ilustração e diagramação lindas, bem infantis, mesmo. A capa também não poderia ser mais perfeita; a cor vibrante se sobressai dentre outros livros da minha coleção.
Achei muito legal que ele tenha sido traduzido para outros países. Precisa ser obrigatório em todos os lugares (na minha escola não foi. eu sei, um ABSURDO).

- Nota -

- Sobre o Autor -

José Mauro nasceu de família nordestina, que migrara para o Rio de Janeiro. Os pais tinham tão poucos recursos que ele, ainda criança, teve de se transferir para a Nordeste, onde foi criado pelos tios em Natal. No livro "Meu Pé de Laranja Lima", de 1968, seu maior sucesso editorial, serve-se de sua experiência pessoal para retratar o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida. Foi escrito em apenas doze dias. "Porém estava dentro de mim há anos, há vinte anos", disse numa entrevista.

2 comentários:

  1. Li o livro recentemente, nas férias, e me apaixonei por Zezé! Cativante e sensível, aprendeu cedo as dores do mundo, mas como você disse: ainda bem que ele deu certo! ;)

    Um dos poucos livros que me arrancou lágrimas e emoções com toda a simplicidade!

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei suas resenhas e em especial essa! Comecei meu blog a pouco tempo e gostaria que voce desse uma visitinha nele. Beijos

    http://lendocomabianca.blogspot.com/2013/11/minha-primeira-resenha-as-vantagens-de.html

    ResponderExcluir