quinta-feira, 28 de março de 2013

Resenha: "O Menino do Pijama Listrado"

"The Boy in the Striped Pyjamas"

John Boyne

Editora Cia. das Letras

186 páginas

#Livro Independente

[Augusto Pacheco Calil]


- Sinopse -

É muito difícil descrever a história de O menino do pijama listrado. Normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba nada sobre a trama.
Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno (embora este livro não seja recomendado a garotos de nove anos). E cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca.
Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas.

- A Primeira Impressão -

Se você nunca leu este livro, já deve ter ouvido falar. Se ouviu e passou adiante, repense, e de novo quando chegar à última página desta estória que, mesmo novinha e um tanto peculiar, já é considerada clássica.

- O Desenrolar da Estória -
Não sei dizer se é mal escrito. Os personagens, a narração e os diálogos (até dos adultos) são tão infantis que dá medo, pois esse não é um livro infantil. Mas, mesmo com uma estória boba a princípio, é quase impossível deixar o livro de lado, pois a estória é bem construída e desenvolvida, sendo cada pequeno capítulo importante para o desfecho. A cada palavra das últimas páginas vinha uma batida pesada do coração, deixando o leitor a adivinhar o óbvio e desejar que não o fosse.

- Pontos Negativos e Holofotes -
O subtítulo original é "uma fábula", e o livro foi até publicado primeiramente numa editora de livros para crianças, o que conclui minha irritação. Apesar do estilo ingênuo com o qual a estória segue, inclusive censurando levemente cenas mais pesadas óbvias para quem prestar a atenção, o tratamento que receberia pelo público infantil seria miserável, pois estes quase não entenderiam o que estava acontecendo (como a pronúncia errada de “Fúria”, “Haja-Vista” ou o próprio porquê do pijama).

- O Trabalho da Editora -
Companhia das Letras dá um show de tradução e revisão como sempre, com suas aspas ao invés de travessões e nenhum erro, desde que eu me lembre. A capa tem uma textura áspera que a faz, automaticamente, dobrar-se para fora. Se as orelhas fossem um pouco maiores, tenho certeza de que isso não aconteceria (mas não deixa de ser perfeita, é claro).

- Com Relação ao Filme -
O filme ficou também muito bonito e infinitamente mais angustiante, pois ver tudo aquilo de forma tão crua na sua frente é bem pior que imaginar. Os atores são fofinhos e acho que nada da estória se perdeu - pelo contrário, até adicionaram cenas que, misturadas com aquela trilha sonora, que já é trágica por si só, conseguiram tirar mais lágrimas que o próprio livro.

- Nota -



- Sobre o Autor -
John Boyne nasceu na Irlanda, em 1971, e é o autor de sete romances. O menino do pijama listrado venceu dois Irish Book Awards, foi finalista do British Book Award e, em 2008, foi transformado em filme pela Miramax. Os livros de Boyne foram traduzidos para mais de trinta idiomas. Ele mora em Dublin. Dele, a Companhia das Letras também publicou os romances adultos O garoto no convés O Palácio de Inverno. Para saber mais sobre o autor, acesse o site (em inglês): www.johnboyne.com

4 comentários:

  1. Os diálogos não são infantis porque são narrados por uma criança ou algo assim?

    Eu fiquei curioso lendo apenas a sinopse, parece interessante.

    Elder Ferreira, O Epitáfio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é em terceira pessoa, mas gira em torno de uma criança. Disse que até os diálogos de adultos são escritos de forma infantil, o que achei MUITO estranho.

      Se ainda não tiver lido, por favor! Ainda assim é maravilhoso!

      Excluir
  2. Olá Fernando, primeiramente parabéns pelo blog, muito legal o visual! Já li "O menino do pijama listrado", apesar de tudo uma lição de vida e humildade. abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado do blog!
      Também achei o livro simplesmente incrível.

      Beijos!

      Excluir