sexta-feira, 8 de março de 2013

Resenha: "The Mark of Athena"

"The Mark of Athena"

Rick Riordan

Editora Disney Hyperion

576 páginas

"Os Heróis do Olimpo" #3

[Texto Original]


- Sinopse -
"A Marca de Atena" reúne os semideuses Gregos e Romanos dos livros "O Herói Perdido" e "O Filho de Netuno", que juntarão forças para completar a Profecia dos Sete e destruir os gigantes libertos por Gaea, a Mãe Terra. Eles terão de navegar juntos até as terras antigas - a própria Grécia - para encontrar as Portas da Morte.

- A Primeira Impressão -
Primeiro passo: abra seu livro de mitologia do jeito mais aleatório possível nas partes de monstros, deuses, e lendas.
Segundo passo: entre escondido no Facebook dos seus filhos adolescentes e veja como seus amiguinhos irritantes se comportam e pensam.
Terceiro passo: adicione o romance mais chato do planeta para atrair o público fangirl.
Meus parabéns! As pessoas te chamam agora de “titio”.

- O Desenrolar da Estória -
O meu maior problema com este livro foi o histórico. Já tendo lido outros 10 livros do autor com quase a mesma fórmula, comecei a me irritar ainda mais com as brigas entre monstros sem sentido e o jeito como ele sempre faz com que as outras criaturas e deuses fiquem patéticos e burros (e, não sei se já repararam, mas isso num livro de mais de 500 páginas pesa, tanto que me fez odiar personagens que considerava brilhantes antes).

- Pontos Negativos -

Vamos lá. 
Existe uma certa regra com relação à fantasia: quando você tenta facilitar demais para os personagens em pontos pequenos, é como se as dificuldades "grandes" da trama não houvessem sentido. Mas, pelo menos, pela primeira vez, não senti a presença da sua voz no desenvolvimento dos personagens. 
Mesmo odiando tudo isso, acho que sempre continuarei lendo os livros do titio por serem simplesmente muito bem imaginados em tão pouco tempo. Mil vezes mais irritante, porém mil vezes mais complexa que o quinteto anterior. E, para me deixar em cima do muro mesmo, ao invés de um final floreado, aqui tivemos um cliffhanger terrível, que não só me obriga a devorar o próximo livro, mas também me deixa ansioso pelo lançamento, sendo que tinha prometido a mim mesmo que não passaria por essa tortura mais uma vez. Como eu odeio esse homem.

- O Trabalho da Editora -

A editora estadunidense traz mais uma vez uma ilustração linda feita por John Rocco, cuja jacket tem uma textura emborrachada, assim como “The Casual Vacancy”, de J. K. Rowling. A maratona de erros no final é tão boba que, mesmo não sendo algo que vá causar cegueira, qualquer revisor conseguiria corrigir; parece até que publicaram do jeito que receberam.

- Nota -
Arachne <3
A única criatura que ele não estragou tanto assim (senti até dó dela no final... Rick, seu maldito).


- Book trailer -


- Sobre o Autor -
Referência em literatura infanto-juvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. Seu próximo lançamento no Brasil pela Intrínseca será a série Os heróis do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário