segunda-feira, 21 de maio de 2012

Resenha: "O Filho de Netuno"

"The Son of Neptune"


Rick Riordan
Editora Intrínseca
433 páginas
"Os Heróis do Olimpo" #2
[Raquel Zampil]


- Sinopse - 


A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe  conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.
Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

- A Primeira Impressão - 

Eu estava acabando de sair de um evento, duas semanas depois de o livro ser lançado na versão original, e - de novo - quase cai quando encontrei uma pilha de exemplares novinhos em folha. Fiquei um pouco curioso, pensando se conseguiria entender um livro inteiro em inglês, mas acabei comprando. No final das contas, terminei tudo numa boa e mais uma vez me surpreendi com a imaginação do Rick.

- O Desenrolar da História - 

Novamente, o começo é de tirar o fôlego, deixando-nos com bastante vontade de saber como é esse mundo romano (Ah, alguns spoilers a partir daqui). Também com a narrativa dividida entre três personagens, continua bem legal mudar os pontos de vista de vez em quando. A missão nesse livro é bem divertida e feita de forma natural e sensata. Os mistérios são revelados nos momentos certos, deixando a trama ainda mais viva.  Os personagens são muito melhores, e algumas de suas cenas nos lembram passagens de “Percy Jackson e os Olimpianos” sem sombras de dúvidas!

- Pontos Negativos - 

Bem, não sei se a tradução ficou assim também, mas... vamos lá. As tramas dos personagens ficaram um pouco subdesentendidas, mas não de um jeito que VOCÊ consiga explicar para alguém. Na verdade, depois de ler todos os YAs do Rick, fico com medo que as preocupações dos personagens de seus livros (sejam eles da mesma série ou não) sejam todos fundamentados do mesmo jeito. Exemplo: um amaldiçoado, outro com os pais mortos e outro que é simplesmente um monstro mitológico. Claro que existem várias diferenças entre eles, mas só fico com um pouco de medo que seja um novo roteiro do Rick para terminar seus livros mais rápido. Além disso, o final do livro foi um tanto muito óbvio; sempre odiei finais muito felizes, portanto imaginem minha cara de nojo lendo o último capítulo.

 - O Trabalho da Editora - 

Como já falei, não li a edição brasileira, por isso esperei um pouco mais depois que a mesma foi lançada para ver através dos outros leitores e amigos como estava. Gostei do mapa e do glossário, que nesse volume podem ajudar muito mais que no primeiro. Fiquei decepcionado com a tradução da palavra “cohort”. Entra no google-da-vida aí e traduz. Sinceramente não pensei que a Intrínseca fosse deixar as coisas assim tão mal-feitas, pensando que ninguém fosse notar (é, oi). Mas fora isso, a capa está linda e a tradução manteve sua linha. Amém.

- Nota - 

 
 

- Book Trailer - 



- Sobre o Autor -


Referência em literatura infanto-juvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. Seu próximo lançamento no Brasil pela Intrínseca será a série Os heróis do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário