segunda-feira, 23 de abril de 2012

Resenha: "Como Treinar o Seu Dragão"

"How To Train Your Dragon"

Cressida Cowell
Editora Intrínseca
221 páginas
"Como Treinar o Seu Dragão"
[Heloisa Prieto]


- Sinopse - 
Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.

- A Primeira Impressão -
Sério mesmo?, pensei quando um adulto resenhou esse livro (e pelo jeito gostou muito). Fiquei bastante curioso para ler, e quando terminei fiquei bastante chocado. Eu não esperava muito, por ser infantil e por causa do filme, mas acabei gostando bastante.

- O Desenrolar da Estória -
O livro é pequeno e tem capítulos curtos, com várias ilustrações enfatizadas nos momentos certos. É fácil de ler também por causa do clima agradável e leve da escrita mesmo em partes de bastante adrenalina. Você fica completamente preso (e se decepciona com o tempo em que acaba, mas existem vários outros volumes para nos deliciarmos, que pretendo ir com mais calma para realmente aproveitar).

- Pontos Negativos e Holofotes -
Na “nota do autor” o texto é escrito por Soluço em primeira pessoa, mas o resto do livro não. É uma coisa um tanto sem sentido, mas que te incomoda apenas no começo e depois no final. Os diálogos são bobinhos (óbvio), mas fazem parte do clima confortável. O livro acaba se tornando um pouco mais do que um passa-tempo, conseguindo atrair até aos mais exigentes.

- O Trabalho da Editora - 
O livro está impecável. A Intrínseca acerta de novo com essa ótima adaptação de diagramação e ainda mais com as ilustrações com escrita (sério, acho que essa foi a obra mais trabalhosa da editora); só não compensam os poucos erros de tradução, que não deveriam existir por conta do tamanho mínimo do livro. Mas mesmo assim vale MUITO a pena conferir.

 - Com Relação ao Filme -
 Bem... foi apenas inspirado. Apenas. Existem personagens faltando, outros que acrescentados que não existem, cenas que não existem, um Banguela completamente diferente e falta de consistência na Vila dos Hooligans. Tenho certeza que foi assim feito apenas para atrair mais o público infantil, e talvez até levá-los à leitura dos livros em si. Agora é só esperar pela série do Cartoon Network, que já deve ter sido lançada :/


- Nota -


   


- Sobre a Autora -

Cressida foi criada entre Londres e uma ilhazinha pouco habitada a oeste da Escócia. O nome da ilha é segredo - na verdade, o lugar era tão pequeno que poderia até mesmo não ter um nome. Lá não havia estradas, lojas ou eletricidade, apenas uma casa e a paisagem selvagem de arbustos e pássaros marinhos castigados pelo vento.
Todos os anos, a família de Cressida passava lá quatro semanas durante o verão e mais duas na primavera. A casa era iluminada por velas, não tinha telefone nem televisão, e Cressida passava o tempo desenhando e escrevendo histórias. Foi quando nasceram os personagens que, mais tarde, dariam origem a Soluço, o mais relutante dos vikings, e seu igualmente relutante dragão Banguela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário