domingo, 22 de abril de 2012

Resenha: "Mau Começo"

"The Bad Beginning"
.
Lemony Snicket
.
Editora Cia. das Letras
.
148 páginas
.
"Desventuras em Série" #1
.
[Carlos Sussekind]




- Sinopse -
Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã.

- A Primeira Impressão -
O filme foi bom, mas achei que ler os treze livros seria repetitivo demais. Mesmo assim decidi dar uma chance, já que todos estavam falando bem dessa série, e pelo que percebi, não foi desperdício de tempo de jeito nenhum.

- O Desenrolar da História -
Morreram. Boa sorte! O começo é quase assim; mas com um toque de tristeza, pois a história gira em torno dos três Baudelaires filhos (órfãos, desculpe). A história tem um ritmo perfeito - em alguns casos, mesmo o livro sendo pequeno ele pode ser insuportável - e é uma ótima introdução do que vem a seguir na série. Com personagend inteligentes e sarcásticos, o livro traz momentos de diversão, mesmo com uma sinopse tão sombria.

- Pontos Negativos -
Esse livro foi bem criativo e interativo, então não tenho muito do que reclamar não. Algumas coisas apenas ficaram um pouco manjadas, mas como disse antes: é uma ótima introdução, e temos mais doze livros pela frente para devorar e apreciar. Recomendo com toda a certeza!

- O Trabalho da Editora -
A tradução é boa, e a edição ficou muito bonitinha, com as ilustrações em cada capítulo e mais as outras duas de página inteira (sem falar da capa e da lombada, que estão incríveis!). Só estranhei as áspas ao invés do travessão, mas peguei o jeito depois que comecei a ler livros em inglês. Parabéns ao povo clássico da Cia. das Letras, que não falha em nenhuma obra!

- Com Relação ao Filme -
Ainda não li a obra final, então não sei dizer se o primeiro livro ficou bom como o último suspiro de Olaf. Mas em relação à fidelidade, todos seguiram bastante o estilo do livro, tanto em estilo quanto em termos de história, então pra quem tá começando consegue se acostumar, só fica sabendo o final (que não sei dizer se é igual ao da série ou não).
- Nota -
 - Sobre o Autor -
Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Isso se tornou uma espécie de brincadeira entre os seus amigos, que costumavam pedir pizzas sob o nome. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava. Atualmente há treze livros lançados da série, junto com sua Autobiografia Não Autorizada e The Beatrice Letters.
É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário