quinta-feira, 2 de maio de 2013

Resenha: "The Spiderwick Chronicles"

"The Spiderwick Chronicles"

Tony DiTerlizzi & Holly Black

Editora Simon and Schuester

567 páginas (ao todo)

"The Spiderwick Chronicles" #5 livros

[Texto Original]


- Sinopse -
Tudo começou com uma carta misteriosa deixada em uma pequena livraria para os autores Tony DiTerlizzi e Holly Black. Ela dizia: "nós só queremos que as pessoas saibam sobre isso. As coisas que aconteceram conosco poderiam acontecer com qualquer um". Pouco poderiam ter imaginado sobre a extraordinária aventura que os esperava enquanto acompanhavam Jared, Simon e Mallory Grace, e um estranho livro antigo sobre um mundo de elfos, goblins, anões, trolls, e uma fantástica variedade de outras criaturas. A parte mais estranha é que, ao entrar neste mundo, eles não deixaram o nosso!

- A Primeira Impressão -

Viu mais de 500 páginas ali em cima? Calma. São cinco livros de 110 cada. Só decidi fazer resenha da série toda porque não tenho muito do que falar de cada um (hem, hem, de novo, cinco livros de 110 páginas cada). Então, é, quebrando paradigmas hoje (HELL, YEAH, I'M HARDCORE) por essa estória que me deixou de boca aberta.

- O Desenrolar da Estória -
Os livros são muito bem escritos e estão cheios de enigmas e poemas inteligentes (aliás, uma ótima dica pra quem quiser ler em inglês). Cada um deles apresenta uma aventura nova bem simples e rápida: é só sentar, relaxar e ler.
As criaturas fantásticas originais são sensacionais, e as antigas recebem um toque especial que só quem leu vai entender. Trazem risadas, pena, e até medo - sério, aquele segundo livro me fez roer as unhas.

- Pontos Negativos e Holofotes -
O vilão não tem muito mérito de fato na estória e só aparece no final do penúltimo livro: o que é bom, já que ele tiraria a graça daquele quê gostoso de fantasia clássica ao qual ninguém resiste.
Toda a dedicação dos autores em fazer com que os leitores acreditem que “tudo é real” pode parecer besta, mas para mim fez toda a diferença.
O co-criador Tony DiTerlizzi adicionou aos livros várias de suas ilustrações incríveis (ele e Holly até aparecem em uma do 4º!) e, de novo, pode servir como cola de ajuda para quem estiver lendo algumas das descrições em inglês.

- Conclusões de Fim de Série -
O final é lindo: o último livro é com certeza o melhor, com aqueles paradoxos geniais, e se encaixa tão perfeitamente com o contexto da estória que dá vontade de ler tudo de novo.
Foi lançada uma espécie de trilogia spin-off, onde um casal de adolescentes também descobrem este mundo fantástico e, de alguma forma, ajudam no desfecho da estória “oficial”. Ainda não li, e não sei se foi uma jogada demasiada mercenária, mas quem sabe eles tenham vontade de uma continuação? Não seria maravilhoso?

- O Trabalho da Editora -

A editora estadunidense não menosprezou o cuidado de Tony nas ilustrações: na capa, há verniz localizado e marcações de baixo relevo em tudo quanto é lugar. As bordas das páginas são num estilo rústico, que parece ter sido feita à faca. A diagramação dos capítulos bate tão bem com todo o resto que dá vontade de chorar - sem falar do box de colecionador, Poe do céu. E, ao juntar as lombadas dos cinco livros, a figura de um dragão lutando com um grifo é formada.
A editora Rocco trouxe estes cinco livros para o Brasil, e mesmo tendo a mesma dedicação do original, são muito difíceis de se achar - e caros também, como se fosse uma surpresa. 

- Com Relação ao Filme -

O filme foi muito bem adaptado e mais explorado, até, eu diria. Os personagens têm personalidades mais petulantes e os cenários são uma festa para os olhos ainda mais que as ilustrações originais.

- Nota -
"Their world is closer than you think."

SÓ LEIAM, PFVR

 

- Sobre os Autores -

Tony Diterlizzi é um dos autores mais vendidos segundo a lista do The New York Times. Ganhou o prêmio Zena Sutherland com o livro Ted, Fimmy Zangwow’s Out-of-this-World Moon Pie Adventure. É ilustrador da série de Tony Johnson, Alien & Possum, para jovens leitores. Mais recentemente, sua brilhante versão para o cinema de The Spider and The Fly, clássico de Mary Howitt, foi aclamada pela crítica e pelo público. A arte de Tony também abrilhantou o trabalho de nomes famosos dos romances fantásticos como J.R.R. Tolkien, Anne McCaffrey, Peter S. Beagle, e Creg Bear, da mesma forma que enriqueceu Wizards of the Coast’s "Magic The Gathering". Ele, a esposa e o buldogue Globin, moram em Amherst, Massachusetts.
Holly Black é ávida colecionadora de volumes raros de livros folclóricos. Passou seus primeiros anos morando em uma mansão de estilo vitoriano abandonada, onde a mãe a alimentava com uma firme dieta de histórias de fantasmas e livros sobre fadas e duendes. Assim, seu primeiro romance, Tithe: A Modern Faerie Tale, é um gótico e habilidoso olhar pelo mundo das fadas e duendes. Foi publicado no outono de 2002, recebeu excelentes críticas e colocou o mundo literário da fantasia de cabeça para baixo. Ela mora em West Long Beach, New Jersey, com o marido Theo, e com uma inesquecível coleção de animais estranhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário