quinta-feira, 12 de julho de 2012

Resenha: "O Nome do Vento"

"The Name of The Wind"


Patrick Rothfuss

Editora Arqueiro

648 páginas

"A Crônica do Matador do Rei" #1

[Vera Ribeiro]

- Sinopse -
"Meu nome é Kvothe, com pronúncia semelhante à de ‘Kuouth’. Os nomes são importantes, porque dizem muito sobre as pessoas. Já tive mais nomes do que alguém tem o direito de possuir.
Meu primeiro mentor me chamava de E’lir, porque eu era inteligente e sabia disso.
Minha primeira amada de verdade me chamava de Duleitor, porque gostava desse som. Já fui chamado de Umbroso, Dedo-Leve e Seis-Cordas. Fui chamado de Kvothe, o Sem-Sangue; Kvothe, o Arcano; e Kvothe, o Matador do Rei. Mereci esses nomes. Comprei e paguei por eles.
Mas fui criado como Kvothe. Uma vez meu pai me disse que isso significava ‘saber’.
Fui chamado de muitas outras coisas, é claro. Grosseiras, na maioria, embora pouquíssimas não tenham sido merecidas.
Já resgatei princesas de reis adormecidos em sepulcros. 
Incendiei a cidade de Trebon.
Passei a noite com Feluriana e saí com minha sanidade e minha vida. 
Fui expulso da Universidade com menos idade do que a maioria das pessoas consegue ingressar nela.
Caminhei à luz do luar por trilhas de que outros temem falar durante o dia.
Conversei com deuses, amei mulheres e escrevi canções que fazem os menestréis chorar.
Vocês devem ter ouvido falar de mim." 
Essa é a história de Kvothe (ou Kote) – um homem misterioso que dá vida ao personagem principal de O nome do vento. Encarnando ora o herói, ora o vilão desta fascinante aventura, ele vai levá-lo a um mundo habitado por seres fantásticos e inesquecíveis. Vai guiá-lo através dos momentos marcantes de sua vida: o amor por uma cortesã; o trágico assassinato dos pais por um grupo demoníaco; a ousada experiência na escola de magia; as dificuldades da infância numa cidade assolada pelo caos. Mais do que isso: ele lhe dará a chave para desvendar a verdadeira identidade do homem por trás da lenda. 

- A Primeira Impressão -

Eu PRECISAVA gastar, então por que não com livros? Comigo sempre foi assim: se entrei na livraria, vou ter de sair de lá com alguma coisa. Foi então que dei de cara com uma pilha dos dois livros d'A Crônica do Matador do Rei, da qual muitos elogiavam. A não ser por causa do preço, pensei 'Por que não?'.  

- O Desenrolar da Estória -

A crônica de Kote vai ficando cada vez mais interessante a cada página. O jeito inteligente com que ele se safa de cada enrascada é impressionante, prendendo completamente o leitor à história, por conta da criatividade de Rothfuss que nos deixa cada vez mais curiosos sobre o que pode vir a acontecer em seguida. Tenho que dizer que adaptei algumas das características de Kvothe para mim mesmo depois de terminar de ler - dentre elas o 'Coração de Pedra' - e consegui entender cada uma das suas manias, frustrações e medos. 

- Pontos Negativos -

O livro É cativante, mas existem algumas partes - as que me deram sono - que eu cortaria sem pensar duas vezes. O final me pareceu um tanto inesperado, de acordo com o resto do livro, mas com certeza é um gancho necessário para "O Temor do Sábio". 
Fora isso, esse livro se tornou desde o começo um dos meus favoritos, dando um soco na cara de uns Riordans que acham que monstros são tudo em um livro, se esquecendo de uma coisa essencial: qualidade de escrita. 

- O Trabalho da Editora -

A editora Sextante (opa, Arqueiro) trouxe uma edição um tanto quanto frágil, portanto tomem um pouco mais de cuidado. Aliás, se você tiver fácil aí os livros "O Nome do Vento" e "A Guerra dos Tronos", tente comparar. Pronto? 
"A Guerra dos Tronos" tem apenas 585 páginas, e acaba sendo ainda mais grosso do que "O Nome do Vento" por causa da qualidade e da grossura da página.
Mas sobre a tradução, posso dizer que gostei bastante, ainda mais da Nota da Tradutora, que nos ajuda a entender melhor como funcionam os Quatro Cantos. Só me lembro de um descuido, no começo da página 311, onde 'Marco do Percurso' virou 'Marco do Caminho', mas é um erro aceitável num livro deste tamanho.

- Nota -

 

- Sobre o Autor -

Patrick James Rothfuss nasceu em Madison, Wisconsin, e cresceu como um ávido leitor, parcialmente devido ao tempo rigoroso e à falta de televisão a cabo. Após graduar-se como bacharel em Inglês em 1999 e receber o título de mestre pela Universidade Estadual de Washington, ele voltou para lecionar em Stevens Point. Depois de completar o livro que estava escrevendo, Patrick o enviou para diversas editoras, mas foi rejeitado. Em 2002, ganhou o concurso Writers of the Future com The Road to Levinshir (A Estrada para Levinshir), um excerto de seu romance. Em seguida, Rothfuss vendeu o livro para a editora DAW Books. O romance foi dividido em três partes, sendo a série intitulada A Crônica do Matador do Rei. O primeiro livro, O Nome do Vento, foi publicado em abril de 2007, ganhando o prêmio Quill Award de melhor fantasia/ficção científica, e foi listado entre os mais vendidos do New York Times. O segundo livro da série, O Temor do Sábio, foi lançado em 1º de março de 2011, alcançando o primeiro lugar da lista de mais vendidos do New York Times.

Um comentário:

  1. Parece que você realmente se mergulhou na leitura :)
    É realmente muito bom quando a gente gosta muito de um livro, eu, particularmente, não gosto muito de fantasia.

    Um abraço!
    Convido-lhe a dar uma passado no meu lar, o Lar da Escriturária:
    http://larescrituraria.blogspot.com
    Abraços :)

    ResponderExcluir