quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resenha: "O Último Olimpiano"

"The Last Olympian"
.
Rick Riordan
Editora Intrínseca
383 páginas
"Percy Jackson e os Olimpianos" #5
[Raquel Zampil] 




- Sinopse -
Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória o pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais foa ao vingativo titã.
Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avaa em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.
Nesse quinto e último livro da série, o combate se acirra e o mundo que conhecemos está prestes a ser destruído. O destino da civilização está nas mãos do semideus anunciado na antiga profecia, e Percy está perto de completar dezesseis anos – a dúvida é: o herói será ou não capaz de tomar a decisão correta?

- A Primeira Impressão - 
O primeiro capítulo do livro foi promissor, mas por incrível que pareça, eu não fiquei ansioso. Estava um pouco feliz com o fim da série, pois até agora o Rick só tinha enchido linguiça e só no final do livro anterior as coisas realmente começaram a acontecer. 
Bem... não foi o final que eu esperava. Não mesmo.
  - O Desenrolar da História - 
Esse livro fala mais sobre guerra e a história dos personagens, em um ritmo tedioso. As partes de batalha são chatas e com monstros um pouco muito sem-sentido. O livro todo parece ser uma preparação - não me pergunte para quê; no último volume de uma série tem que ACONTECER. O clima de tensão fica no ar o tempo todo, dando dicas inúteis de como pode acabar. Ou seja, empurrei esse livro guela abaixo só porque cheguei até aqui.

- Pontos Negativos - 
Lembra quando eu disse, na resenha d'O Ladrão de Raios, que eu sempre tenho vontade de reler a série toda? Pois é. Eu desanimo logo quando penso nesse livro.
O grande plano de Nico aqui é bom, mas algo que só vá mostrar sua importância na série 'Os Heróis do Olimpo'. A melancolia é deplorável. As mortes não pesam tanto porque os personagens não são queridos. Annabeth piora a cada segundo. O livro inteiro foi descepcionante.

 - Conclusões de Fim de Série -
Bem, até nisso o Rick falhou. O capítulo vinte e um seria o fim adequado para mim. É claro que a conclusão do triângulo amoroso ficaria no ar, mas pelo menos seria um fim descente. [SPOOOOILERS] A parte da Rachel ficou legal, mas isso te obriga a ler a série “Os Heróis do Olimpo” pra saber como acaba. Tenho que admitir que preferi a continuação, mas isso não é certo. Todo livro ou série deve ter começo, meio e fim, e tenho certeza de que o titio consegueria arranjar uma maneira de encaixar a profecia em ‘O Herói Perdido’ com o seu jeito criativo que aqui me descepcionou completamente.

- O Trabalho da Editora -
A Intrínseca arrebenta novamente, com uma capa linda, uma boa tradução que segue os padrões anteriores e um mapa muito bem adaptado. Só volto a repetir que ODEIO o título, que descasca e deixa o livro feio. Mas, mesmo assim, o trabalho foi concluído.

- Nota -



- Book Trailer -

 

- Sobre o Autor -
Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. Seu próximo lançamento no Brasil pela Intrínseca será a série Os heróis do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário