quarta-feira, 7 de março de 2012

Resenha: " A Maldição do Titã"

"The Titan's Curse"
.
Rick Riordan
Editora Intrínseca
316 páginas
"Percy Jackson e os Olimpianos" #3
[Raquel Zampil]




- Sinopse -
Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.
- A Primeira Impressão - 
Esse deve ser o melhor, pensei quando meu primo me deu de aniversário. Eu não estava certo. Na minha opnião, esse livro foi o pior da série, sem muito foco no objetivo real de tudo o que Rick prega desde “O Ladrão de Raios”.

- O Desenrolar da História - 
Bem, neste livro a coisa fica um pouco travada. Tenho que dizer que pensei em largá-lo em muitos momentos por falta de sentido nos capítulos. Mesmo assim, a trama é muito boa, com partes bem tensas que tiram o fôlego de vez. Acho que a primeira vez em que encontramos mortes na série, deixando um certo impacto um tanto esperado.

- Pontos Negativos -
Os monstros pioraram. Cada mísero capítulo foi um sacrifício por causa desses malditos. Aqui percebemos que Rick só os juntou para tentar ensinar um pouco mais de mitologia, e só depois adaptou a história em cima deles, e isso foi uma coisa que me irritou bastante. O [SPOILER] sumiço de Annabeth não foi fácil de engolir, a personalidade de Thalia não é como eu esperava; e ela só se mostrou importante no penúltimo capítulo. Mas, com Grover, Bianca e Zoë, compensou eu ter chego ao fim.

- O Trabalho da Editora -
A edição é impecável, só não gosto do título em auto-relevo da capa e da lombada, que sai rapidamente. Raquel Zampil fez um ótimo trabalho substituindo Ricardo Gouveia, com um estilo um tanto inusitado. Notei agora que este livro não possui os agradecimentos do autor, e não sei dizer se é por parte da Intrínseca ou do original de fato.
  
- Nota -


- Sobre o Autor -
Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. Seu próximo lançamento no Brasil pela Intrínseca será a série Os heróis do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário