sexta-feira, 30 de março de 2012

Resenha: "A Batalha do Labirinto"

"The Battle of the Labyrinth"
.
Rick Riordan
Editora Intrínseca
367 páginas
"Percy Jackson e os Olimpianos" #4
[Raquel Zampil]



- Sinopse -
O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos.
Para assegurar que o refúgio de semideuses, o Acampamento Meio-Sangue, não seja invadido, Percy Jackson, Tyson, Annabeth e Grover são destacados para uma importante missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento, no emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo – um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.

- A Primeira Impressão -
A capa e sinopse também eram chamativas, então fiquei empolgado para ler. Alguns haviam falado muito bem desse livro, e quando fui me aprofundando na história comecei a gostar muito do humor usado.
- O Desenrolar da História -
Logo no começo somos apresentados ao labirinto, e obviamente a história se passa lá dentro. Há apenas algumas saídas de lá, em momentos que não fazem muito sentido, mas de qualquer jeito são engraçados. A [SPOILER] chegada de Rachel e a transformação de Luke dão um tan-tan-taan bem legal para o último livro. Ah, as situações de Nico e Grover também são resolvidas, em momentos que prometem muitas lágrimas. ;/

- Pontos Negativos -
Bem, como se passa no labirinto, eles não sabem muito bem para onde estão indo, pois não há mapa (ah, vá), então Percy começa a ter algumas visões do próprio Dédalo sobre como chegar ao centro. Uma jogada muito boa, já que o livro é em 1ª pesssoa, mas grande parte destas visões não são de importância alguma, a maioria me pareceu apenas uma aula extra de história. Além disso, Annabeth ficou tão esquisita que fica difícil de entender o que ela quer de verdade. 
.
- O Trabalho da Editora -
As coisas continuam bem nesse livro: tradução, diagamação e revisão. Só não entendo porque já não aproveitaram a tradução do primeiro capítulo de “O Último Olimpiano” na edição em si, pois há algumas diferenças na tradução (mas esse é só um ótário reclamão, não liguem). Vale a pena conferir.


 - Sobre o Autor -
Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. Seu próximo lançamento no Brasil pela Intrínseca será a série Os heróis do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário