terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Resenha: "O Ladrão de Raios"

"The Lightning Thief"
Rick Riordan
Editora Intrínseca
385 páginas
"Percy Jackson e os Olimpianos" #1
[Ricardo Gouveia]

- Sinopse -
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses.

- A Primeira Impressão -
Anos antes de lançar o filme, eu estava babando pela capa do livro na vitrine de uma livraria. Eu não sabia quem era o autor, nem a sinopse (muito menos o que exatamente ERA mitologia grega). Simplesmente amei a capa, mas só acabei lendo depois de ver o filme mesmo. E não me arrependi de nenhum.

- O Desenrolar da Estória -
O começo do livro é muito legal, e acho que é esse o motivo de eu sempre querer ler tudo de novo. A minha única dificuldade foi em prestar atenção à aventura do minotauro, ou em qualquer outra batalha; é tédio total. E os monstros em cada um dos capítulos para mim não tiveram muita importância, mas já que o livro é curto, podemos passar por eles sem problemas.  

- Pontos Negativos e Holofotes -
Como disse anteriormente, os monstros não tiveram importância alguma na história, mas não é nada do que se preocupar. Adorei a mitologia grega misturada com sua própria estória. Tirando isso, acho que o livro não possui muitos pontos negativos. A leitura é de fácil entendimento, e a ideia é bastante original. Parabéns, titio Rick!

- O Trabalho da Editora -
A capa, como sempre na Intrínseca, segue o padrão original. Não vou reclamar em relação à qualidade e durabilidade da capa, pois o original foi lançado em paperback (livro de banca), e a aba deu uma boa diferença. Não me lembro de muitos erros, e o primeiro capítulo de "O Mar de Monstros" é bastante útil.

- Com Relação ao Filme -
Olha, Chris Columbus me decepcionou. O bom trabalho em Harry Potter não foi honrado aqui. O filme cortou algumas várias cenas, criou algumas outras, descartou personagens importantes, e mudou o final da história. Sem falar da idade dos personagens, não vou nem começar. Agora o que nos resta é ver como será o próximo filme da série, e tenho que dizer: estou curioso em como o novo diretor vai contornar todos os erros do anterior.

- Nota -



 

      





- Sobre o Autor -

 Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. Seu próximo lançamento no Brasil pela Intrínseca será a série Os heróis do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário