quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Resenha: "Crepúsculo"

"Twilight"

Stephenie Meyer
Editora Intrínseca
355 páginas
"Crepúsculo" #1
[Ryta Vinagre]

- Sinopse -
Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.
Lindo, perfeito, misterioso ele é à primeira vista, hostil à presença de Bella - o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.

- A Primeira Impressão - 
Assisti ao filme antes, me deixando curioso sobre o livro, pensando que seria diferente (ou melhor). O que encontrei não me surpreendeu, pois a semelhança é muito grande. Na verdade, acho que tive uma pequena decepção.

- O Desenrolar da Estória -
Ao contrário do que esperava, a leitura não ficou muito travada (na verdade, acho que foi porque eu apenas passava os olhos pelas palavras e não absorvia muita coisa). Mas tenho que dizer que o tédio é BASTANTE presente, quase insuportável, ainda mais com aquela melosidade toda de "Oh, Edward, como eu te amo." "Oh, Bella, eu também te amo tanto..."

- Pontos Negativos e Holofotes -
Acho que só repetirei o que todos os outros dizem sobre a série. Descobri que o próprio Robert Pattinson não suporta a ideia, e revelou isso numa entrevista.
Meyer tentou revolucionar os vampiros, mas acabou estragando-os. É claro que há uma forte lição de moral, que mostra que ninguém é o que aparenta ser, mas a aparência e hábitos dos vampiros deveriam prevalecer SIM.
Ao todo, foi apenas mais um romance água-com-açúcar que não fez a diferença.

- O Trabalho da Editora - 
Não sei como é a edição original, mas provavelmente a Intrínseca decidiu manter a capa original, como sempre. A melosidade não é culpa de Ryta, e sim da autora, então a tradução ficou boa. Gostei também da edição com a capa do livro, e pretendo comprá-la em breve.

- Com Relação ao Filme -
A adaptação da Summit ficou boa, e agora me dei conta de que o filme ficou menos desprezível que o livro (também, 2 horas não se comparam a 350 páginas). O final da história também ficou mais interessante, até de melhor entedimento que o original.

- Nota -

- Sobre a Autora -


Formada em literatura inglesa na Brigham Young University, Meyer ganhou status de celebridade com a repercussão da série Crepúsculo. Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em edição especial da revista Time, a autora mora com o marido e três filhos em Glendale, no Arizona

Nenhum comentário:

Postar um comentário