terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Resenha: "O Prisioneiro de Azkaban"

"The Prisoner of Azkaban"

J. K. Rowling
Editora Rocco
348 páginas
"Harry Potter" #3
[Lia Wyler]

- Sinopse -

As aulas estão de volta a Hogwarts e Harry Potter não vê a hora de embarcar no Expresso a vapor que o levará de volta à escola de bruxaria. Mais uma vez suas férias na rua dos Alfeneiros, 4, foi triste e solitária. Tio Válter Dursley estava especialmente irritado com ele, porque seu amigo Rony Weasley tinha lhe telefonado. E ele não aceitava qualquer ligação de Harry com o mundo dos mágicos dentro de sua casa. A situação piorou ainda mais com a chegada de tia Guida, irmã de Válter. Harry já estava acostumado a ser humilhado pelos Dursley, mas quando tia Guida passou a ofender os pais de Harry, mortos pelo bruxo Voldemort, ele não aguentou e transformou-a num imenso balão. Irritado, fugiu da casa dos tios, indo se abrigar no Beco Diagonal.
Lá ele reencontra Rony e Hermione, seus melhores amigos em Hogwarts e, para sua surpresa, é procurado pelo próprio Ministro da Magia. Sem que Harry saiba, o ministro está preocupado com o garoto, pois fugiu da prisão de Azkaban o perigoso bruxo Sirius Black, que teria assassinado treze pessoas com um único feitiço e traído os pais de Harry, entregando-os a Voldemort. Sob forte escolta, o garoto é levado para Hogwarts.
Na escola as dificuldades são as de sempre: Severo Snape, o professor de Poções, o trata cada vez pior, enquanto ele tem de se esforçar nos treinos de quadribol, e levar Grifinória à vitória do campeonato. Para piorar a situação, os terríveis guardas de Azkaban, conhecidos por dementadores, estão de guarda nos portões da escola, caso Sirius Black tente algo contra Harry. Por fim, Harry tem de enfrentar seu inimigo para salvar Rony e obrigado a escolher entre matar ou não aquele que traiu seus pais.

- A Primeira Impressão -

O filme tinha sido demais, então tive esperanças para o livro. Mas acabei me descepcionando um pouco, pois a história é igual, mas vale a pena tentar, pois a narrativa de Jo continua excelente.

- O Desenrolar da Estória -
Mais uma vez, o universo dos bruxos vai se expandindo, mostrando algumas coisas que temos certeza do quão bom será no final. Lupin e Sirius são perfeitos, na minha opnião os melhores personagens da série, facilitando a vontade de continuar lendo. Harry também já está crescendo, e a partir deste livro começamos a ver um pouquinho mais de sua personalidade.

- Pontos Negativos -
Mais uma vez, neste livro temos uma ENOOORME descrição das partidas de quadribol, divididas em dois longos capítulos; então minha dica é dar uma aceleradinha nestas partes que não são muito interessantes. Ah, notem também a professora Trelawney, que é um personagem tão forte e divertido, só que com pouca importância na história, e mesmo sabendo que não dá para encaixá-la, gostaria que ela tivesse mais espaço. 

- O Trabalho da Editora -
Já falei o que penso da edição: o interior da norte-americana é melhor, com ilustrações e tudo mais, e a capa britânica também cairia melhor. Mas agora falando da tradução, Lia conseguiu mais uma vez transmitir o jeito inspirado de Rowling. E sobre o preço: não é possível que a editora tenha que nos fazer pagar CINQUENTA REAIS em um livro com qualidade tão baixa. As outras edições que citei custam, no máximo, 15 dólares, que pode dar mais ou menos uns 25 reais, com ilustrações em cada capítulo, durabilidade de capa maior e com o estilo original da Jo (que é o que mais atrai leitores colecionadores como eu, e provavelmente você). 

-  Com Relação ao Filme -
Gente, esse foi o MELHOR FILME DA SÉRIE (foi mal, Relíquias da Morte - Parte 2). Sério mesmo; não sei nem o porquê de terem trocado o Alfonso Cuarón pelo David Yates, que deu um tom mais dark ás outras adaptações. Neste filme, temos o perfeito equilíbrio entre o concreto e o abstrato, não deixando cansado aqueles que assistem repetidas vezes (e quem fala é o menino que já assistiu, sem exageros, umas 200 vezes).

- Nota -


- Sobre a Autora -

Joanne Kathleen Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter. Em 1990, Rowling teve a idéia para a trama de Harry Potter, numa viagem de trem de Manchester para Londres. J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário