terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Resenha: "A Pedra Filosofal"

"The Philosopher's Stone"

J. K. Rowling
Editora Rocco
263 páginas
"Harry Potter" #1
[Lia Wyler]

- Sinopse -


Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo.
No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.
Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal - a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto.


- A Primeira Impressão -


Assisti ao filme antes de saber que o livro existia. Eu era muito pequeno, e agora percebo que Harry Potter está em minha vida desde que me conheço por gente.
Ao encontrar o livro na estante de uma livraria logo pensei: uma leitura fácil e rápida, que me entregará uma porta para o resto do mundo literário. Foi exatamente isso o que aconteceu, e tenho que agradecer a Joanne Kathleen Rowling por isso. 


- O Desenrolar da Estória -


Os acontecimentos narrados fluem naturalmente, e considerando o tamanho mínimo do volume, não nos deixa cansados. As páginas são pequenas e as letras são médias, fazendo ser rápido de concluí-las. 
O final para mim apenas não foi chocante porque eu já havia assistido ao filme antes milhares de vezes, mas tenho certeza de que quem ainda não havia assistido gostou da reviravolta.

- Pontos Negativos e Holofotes -


Neste livro, os pontos negativos são muito poucos. O que mais me incomodou foi a descrição exagerada das partidas de quadribol, que na minha opinião não são muito importantes. 
Na minha opinião, a autora devia se importar mais com o mistério de Snape do que com o basquete voador, que no resto da história não tem muita importância.

- O Trabalho da Editora -


A capa segue o estilo estadunidense (sim, é assim que se fala), o que me deixou com relutância, pois a britânica é mais bonita.
A diagramação é boa, mas uma coisa que não gostei muito foi da cor das páginas (branca), pois ela cansa as vistas, e depois de ter testado as páginas amarelas, não consegui mais me acostumar.

- Com Relação ao Filme -


A adaptação ficou muito boa, e houveram dois únicos acontecimentos que não foram relatados, que na minha opinião não eram de muita importância. 
Pirraça, o fantasma, não aparece em nenhum dos filmes, mas isso não foi uma coisa que realmente me irritou, só gostaria de saber como seria a sua aparência (na minha cabeça ele era literalmente um palhaço).

- Nota -



  










- Sobre a Autora -

Joanne Kathleen Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter. Em 1990, Rowling teve a idéia para a trama de Harry Potter, numa viagem de trem de Manchester para Londres. Sete anos depois, a primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicada na Inglaterra pela editora Bloomsbury, dando início ao maior fenômeno editorial de todos os tempos. J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário