domingo, 29 de janeiro de 2012

Resenha: "Diário de Um Banana"

"Diary of a Wimpy Kid"

Jeff Kinney
Editora Vergara e Ribas
217 páginas
"Diário de Um Banana" #1
[Antonio de Macedo Soares]

- Sinopse -

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em Diário de um Banana, Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular. No primeiro livro da coleção, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável e encantador. Um garoto comum às voltas com os desafios da puberdade.  

- A Primeira Impressão - 

Meu primo me emprestou o livro, e ele tem mais ou menos minha idade. Na época, todo mundo lia. E no começo, pensei: infantil e bobo. Mas logo me identifiquei com Greg, que passa por várias desventuras na sua vida de pré-adolescente, e como todos, possui defeitos.

- O Desenrolar da Estória -

A história flui rapidamente, com uma escrita leve e fácil, enfatizadas com desenhos cômicos perfeitos. Por ser exatamente como um diário, é narrado em primeira pessoa, e os "capítulos", são o nome de cada dia da semana, às vezes substituído por um nome de feriado (Natal, por exemplo), o que ajuda um pouco.

- Pontos Negativos e Holofotes -

Neste livro, acho que não encontrei nenhum ponto negativo. Greg Heffley é MUITO chato, reclama de tudo, e acho que foi por isso que eu e vários outros nos identificamos, mas não acho que isso tenha sido uma coisa ruim. Acho que é apenas uma má influência para alguns, mas percebo que o autor quis mostrar uma vida comum de criança, com mentiras e trapaças que às vezes saem ilesas.

- O Trabalho da Editora -

A capa segue exatamente o estilo original (os desenhos e o estilo capa-dura), que ficaram ÓTIMOS. Os desenhos e balões foram muito bem adaptados, assim como o estilo da letra, que parecia ter sido escrita a mão livre. Parabéns, V&R!

- Com Relação ao Filme -

A Fox seguiu o estilo do livro, e os atores mirins estão muito bons. Acho até que pegaram a edição original para as cenas em que Greg escrevia, pois ficou MUITO igual, desde a letra até os desenhos.

- Nota -

    

     - Sobre o Autor -

Jeffrey Kinney é um designer de jogos norte-americano, cartunista, produtor e autor de livros infantis, incluindo a série de livros Diário de Um Banana. Ele também é atribuída a ser o criador do site Poptropica. Jeff também tem estado em um filme sobre seu livro, Rodrick É O Cara.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário