quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Resenha: "A Câmara Secreta"

"The Chamber of Secrets"

J. K. Rowling

Editora Rocco

287 páginas

"Harry Potter" #2

[Lia Wyler]


 - Sinopse -

O garoto, órfão de pai e mãe, chega a cantar Parabéns pra você baixinho como se quisesse, ele próprio, provar que está vivo. Para piorar, os tios o prendem num quarto cercado de grades com direito a apenas uma refeição por dia — que ele divide com sua coruja, igualmente encarcerada numa gaiola.
De repente, aparece um carro voador com amigos feiticeiros que livram Harry Potter dessa amargura. Essa é apenas a primeira cena em que Joanne brinca com situações-limite. Todo o livro é permeado de quase-desgraças e é, por isso mesmo, quase impossível parar de ler. A empreitada, dessa vez, consiste em localizar uma câmara secreta e liquidar o monstro que está atacando estudantes do colégio Hogwarts, no qual os pequenos feiticeiros estudam magia e se divertem aprendendo, por exemplo, a transformar as plantas usando adubo de dragão.
Para Harry, garoto sem família e rejeitado pelos tios, Hogwarts é tudo. Portanto, quando colegas, e até professores, começam a desconfiar que ele tem alguma participação nas tragédias que estão acontecendo no colégio, a situação fica mais complicada. Até Hermione, amiga querida de Potter, é atacada pelo monstro e se transforma numa estátua. Só resta ao nosso herói tentar resolver o mistério por conta própria. Mais uma vez, ele enfrenta o terrível bruxo das trevas e... O final é surpreendente e muito divertido.

- A Primeira Impressão -

Assim como o primeiro livro, assisti o filme antes. Percebi a evolução dos personagens logo de cara, e a evolução da autora em quanto ao grau de batalhas também, pois vi muito mais sangue do que no anterior. Não que isso tenha sido uma coisa ruim. ( XD ) 

- O Desenrolar da Estória -

O mistério para mim apenas não foi muito grande por causa do filme, mas tenho que dizer que a cena dentro da Câmara Secreta no livro me prendeu, me fazendo pensar "Mas não é agora que a [SPOILER] Fawkes aparece e salva o mundo?"

- Pontos Negativos e Holofotes -

Neste livro, a varinha de Rony me incomodou um pouco, mas não é nada do que reclamar, pois deu um ar cômico a narrativa, assim como o carro voador que aparecia de vez em quando, sendo destruído novamente. Mas o que me incomodou realmente foi o modo em que  autora se esqueceu um pouco de explicar o que aconteceu com Hagrid entre todo o transtorno na escola, 50 anos atrás, até que ele fosse aceito por Dumbledore. Já que [SPOILER²] seus pais haviam morrido, aonde ele passou todo esse tempo?

- O Trabalho da Editora -

Este livro segue o padrão do anterior (junto com os defeitos). A capa branca continua a me atormentar, ainda mais agora que descobri que ela expõe a sujeira , e pensem como meu exemplar deve estar desde o momento em que o comprei, em 2007. O acabamento é bonito, mas recomendo a versão capa-dura usada nos Estados Unidos e na Inglaterra, pois é muito mais resistente. Não há muitos erros de digitação.

- Com Relação ao Filme -


Chris Columbus continuou fazendo um bom trabalho (com Harry Potter, porque já em Percy Jackson...), novamente retirando o que não tinha muita importância, como o Aniversário de Morte de Sir Nicholas de Mismy-Porpington e afins. No geral, ficou melhor que o primeiro, inclusive os efeitos especiais (aquela primeira aparição do Voldemort foi MUITO tosca).

- Nota -

 
  
 

- Sobre a Autora -

Joanne Kathleen Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter. Em 1990, Rowling teve a idéia para a trama de Harry Potter, numa viagem de trem de Manchester para Londres. J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário